O teste é feito por meio da análise de um grande número de pontos no DNA (referida como loci). Os resultados baseiam-se na aplicação de análise estatística para determinar um grau de parentesco.

Em casos da análise de irmãos, um irmão e uma irmã irão, naturalmente, compartilhar muito mais DNA do que comparado a uma pessoa sem parentesco. Irmãos completos, por definição, irão compartilhar ainda mais do que meios-irmãos. O teste de DNA de irmãos, portanto, olha o quanto de DNA há em comum nestes irmãos e dá uma indicação se são parentes ou não. Este tipo de metodologia de teste de DNA também é aplicado para o teste tia-tio e o teste de avós de DNA.

Incluir participantes adicionais, aonde possível

Uma vez que o teste STR é baseado na comparação de DNA comum, recomenda-se submeter a amostra de qualquer um dos pais dos indivíduos a serem testados. Isto irá ajudar na separação do DNA materno e paterno dos indivíduos que estão sendo testados e, portanto, facilitará a identificação e a avaliação do DNA comum.

Visite Iterpretando o resultado do teste de DNA de parentesco para mais informações sobre como entender o resultado e a análise STR.