Quando e como faço para pagar?

O pagamento deverá ser feito assim que escolher os testes que deseja realizar. Aceitamos o pagamento online via MasterCard ou Visa. Sugerimos que visite a sessão meios de pagamento para obter mais informações sobre este, e outros meios de pagamento utilizados pela easyDNA.

Quanto custa um teste?

O preço para um teste de paternidade de um pai e uma criança é 190€. Os preços podem variar dependendo do teste, a quantidade de pessoas participantes e o tipo de amostra enviada pelos solicitantes. Se tiver alguma duvida que não seja respondida nesta página ou prefere um atendimento personalizado, não hesite em contactar-nos.

O que é exatamente o ISO 17025?

Um laboratório acreditado pelo ISO 17025 é rigorosamente avaliado por sua adesão à gestão internacional de qualidade sendo capaz de fornecer resultados precisos através de equipamento devidamente ensaiado e calibrado. O ISO 17025 estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a implementação do sistema. Sendo o laboratório acreditado pelo ISSO 17025, significa que este é capaz de fornecer resultados tecnicamente válidos, rastreáveis e confiáveis.

Quanto tempo demorará para os meus resultados do teste de DNA chegar até mim?

Depende do teste que pedir. O tempo de resposta é contado sempre a partir do momento em que o laboratório recebe as amostras. Por exemplo no caso de um teste de paternidade normal o tempo de resposta será de 5 a 7 dias uteis sempre que a recolha de ADN seja feita através de esfregaço. Pode pedir o serviço expresso que no caso do teste de paternidade reduz o tempo de espera para apenas 2 dias uteis.

Obviamente, os prazos poderão ser aumentados nos casos de repetição de testes devido à falta de exatidão de resultados durante a primeira extração.

Como o DNA é usado para provar paternidade?

Teste genético identifica o perfil genético único de cada indivíduo. O perfil genético de uma criança é herdado dos pais, uma parte do pai e uma parte da mãe. Ao comparar o perfil genético da criança com o suposto pai, um teste de paternidade determina se o suposto pai é ou não o pai biológico da criança. O teste é facilmente realizado com o uso de nosso KIT DE RECOLHA DE ADN, que lhe enviamos uma vez feito o pagamento do teste. As amostras deverão ser utilizadas de acordo com o Guia de Recolhimento do DNA  fornecido no kit e que também disponível no site. A tecnologia mais avançada de exames de ADN para testes de paternidade hoje em dia é por saliva. A saliva garante um teste preciso e torna a recolha de ADN simples e indolor

O Teste de Paternidade é preciso em seus resultados?

O teste de paternidade realizado pela easyDNA é preciso em termos de  resultados de paternidade. Nós usamos 21 marcadores genéticos, o que resulta numa exatidão de mais de 100 vezes do exigido por tribunal o que nos garante 99,99% de precisão. No caso em que o alegado pai NÃO é o pai biológico da criança, a fiabilidade é absoluta, com resultados de 100% de precisão! Clique aqui para mais informações sobre o nosso teste de paternidade.

Posso realizar o teste de paternidade sem a necessidade de a mãe ser testada também?

Sim, pode! Não há necessidade do ADN da mãe para a realização do teste. No entanto, se a amostra da mãe estiver disponível nós recomendamos que ela participe, assim sendo quanto maior o número de participantes maior o cruzamento de informações. O fazer o teste á mãe não trás um custo adicional, desde que seja enviado junto com a recolha de ADN da criança e do alegado pai.

Possuo vizinho-parentes intrometidos - Como funciona a entrega do Kit Teste de Paternidade?

Muito discretamente! O KIT DE RECOLHA será enviado num envelope sem identificação e ninguém vai saber o que contém nele. Também será fornecido um envelope simples pré-rotulado com o nosso endereço para que nos envie as suas amostras. Para além disso podemos enviar o KIT DE RECOLHA para a morada que desejar, onde não tenha familiares ou outras pessoas que não quer que tenham conhecimento disto. Todo o processo é sigiloso!

O Kit Coleta DNA pode ser enviado para endereços diferentes?

Sim, é possível enviar o KIT de RECOLHA separadamente quando as pessoas que participam na recolha residam em diferentes moradas, ou até em países diferentes! Lidamos com muitos casos em que as pessoas que participam no teste não vivem juntas. Desde que iniciamos as operações internacionais, temos vários escritórios em todo o mundo e somos por isso capazes de enviar KIT DE RECOLHA DE ADN adicionais para todos os participantes, a partir do seu próprio país. O kit de recolha extra tem uma taxa administrativa que varia de acordo com o destino do cliente. O kit recolha é enviado por correio. O custo varia de região para região por isso calculamos os orçamentos via e-mail. Cada kit de recolha é atribuído um código de referência pessoal permitindo-nos desta forma monitorizar todo o processo. O teste inicia quando todas as amostras forem recebidas e registradas no nosso laboratório. Não realizamos testes em amostras individuais a menos que o caso requeira tais procedimentos. É possível encomendar dois kits de ADN diretamente no nosso site. Caso tenha ainda alguma dúvida entre em contato connosco.

Os resultados do teste de DNA são válidos para uso em tribunal?

Um teste de ADN não pode ser usado como prova em tribunal a menos que tenha comprado um teste de ADN admissível ou legal. Este teste requer que cada um dos envolvidos prove sua identidade a uma terceira pessoa a quem denominamos de coletor para verificar as amostras (referem-se aos "procedimentos de controle da cadeia de custódia"). Caso contrário, o teste de ADN é utilizado em casos de dúvidas ou curiosidade, não sendo legalmente admissível. No entanto, os testes de laboratório são idênticos e tão precisos como aqueles usados legalmente.

O que significa a procedimentos de controle da cadeia de custódia?

O processo de controlo de cadeia de custódia refere-se a um teste de paternidade que é feito para fins legais. Embora o kit do teste para efeitos legais seja exatamente igual a um kit de teste de paternidade para descanso de consciência, são necessárias tomar algumas medidas que viabilizem o resultado do teste em tribunal. Em que consistem estas medidas: é necessário ter presente uma pessoa idónea (pode ser o advogado de umas das partes, ou um médico). Tem obrigatoriamente que ser testado o alegado pai, a criança e a mãe. O alegado pai e a mãe têm que apresentar o Cartão de Cidadão.

A recolha deverá ser efetuada pela pessoa idónea e as recolhas deverão ser envaidas para o nosso laboratório. Desta forma cumprem-se todos os procedimentos para que o resultado do teste seja válido em tribunal.

De qualquer forma aconselhamos que faça um teste de paternidade normal, se não pretender avançar para tribunal.

Como o Teste de Paternidade apresenta-se? E como faço para interpretá-lo?

O  teste de paternidade apresenta-se em forma de relatório conclusivo que lhe chegará por e-mail de modo a que possa manter a confidencialidade. Apresentamos o relatório do teste de paternidade orientando sobre a leitura dos resultados da amostra, ou seja o relatório do teste explica com a toda a clareza quais são as probabilidades de ser pai da criança. Também temos sempre uma equipa sempre disposta ao esclarecimento de dúvidas em relação à leitura e interpretação dos dados.

Os meus dados pessoais serão mantidos em sigilo? É seguro pagar com cartão de crédito?

As informações fornecidas durante o processo de compra são protegidas durante a transmissão por 256-bit "Secure Sockets Layer", um programa de criptografia (SSL), que criptografa todas as informações trocadas durante sua navegação no nosso site, e também usamos o certificado "GoDaddy". Além disso, revelamos apenas os últimos quatro dígitos de seu cartão de crédito no ato da compra. A easyDNA não retém qualquer informação do cartão de crédito passando diretamente para a empresa de cartões o processo para débito. Portanto, caso haja necessidades extras de pagamento adicional, não utilizaremos seu cartão de crédito em hipótese alguma, sendo necessário novo procedimento de compra pelo cliente. Sendo visíveis somente os 4 últimos números de seu cartão e a criptografia na troca de informações, a transmissão dos dados é totalmente segura, sendo a empresa de cartão de crédito recetora de todas as informações, e provedora do processo de pagamento do cliente. Se preferir optar por outro meio de pagamento por favor contacte a nossa equipa de modo a encontrar uma solução satisfatória para si.

Quais os tipos de amostras são satisfatórios em uma análise de DNA?

Ao contrário do que muita gente pensa o ADN humano não pode ser extraído de qualquer fluido corporal ou tecido. Há amostras específicas aceites - por exemplo: saliva, sémen, sangue, cabelo, unhas, ou outras. Estas amostras possuem possibilidade de conter o ADN necessário para dar continuidade aos testes. O ADN também pode ser extraído de qualquer peça que contenha fluidos do corpo – por exemplo: pastilha elástica, pontas de cigarros, pensos higiénicos, etc. Por favor, consulte a nossa seção Fonte alternativa de ADN e veja nossa lista de amostras não convencionais com seus respetivos preços. É importante considerar a taxa de sucesso de cada amostra não convencional. Uma vez que a qualidade das amostras varia, quanto melhor for a recolha, maior é a taxa de sucesso em termos de teste. Um bom exemplo de uma boa recolha de ADN é um lenço de papel usado. Em muitos casos de amostras não convencionais, será necessário mais de uma amostra para obter a quantidade de ADN suficiente para a realização dos testes. Em alguns casos haverá custo adicional, exibido ao lado de cada amostra na nossa página, para este tipo de teste.

As amostras de cabelo são suficientes?

Sim, especialmente amostras de cabelo fresco recém retirado da cabeça são ideais para o teste de ADN. Os melhores resultados são obtidos se o cabelo contém folículo (raiz) anexado a esta amostra. Quanto melhor a condição da amostra de cabelo, maior a probabilidade de sucesso ao extrair ADN a partir dele. Se decidir enviar amostras de cabelo, o procedimento para uma melhor produtividade é entre 5 a 10 fios retirados a partir da cabeça contendo raízes. O cabelo sem folículo não pode ser usado a menos que o teste requisitado seja o teste mtDNA.

E se o suposto pai se recusa a fornecer uma amostra de DNA, mas um parente está disposto a fazê-lo?

É possível realizar um  teste de ADN  de paternidade se a recolha de ADN do alegado pai, desde de que um familiar possa ceder o seu ADN em substituição do ADN do alegado pai. O método utilizado será o teste de parentesco. A mãe poderá ser testada também, aumentando a fiabilidade do resultado que será significativamente melhorada. Na nossa seção teste de parentesco contém mais informações sobre as possibilidades destes exames. Em caso de dúvida, não hesite em contactar-nos.