Caso não seja possível apurar resultados a algum teste em virtude de a colheita ter sido incorretamente efetuada ou os elementos enviados encontrarem-se degradados, este facto é da TOTAL responsabilidade do cliente. Caso pretenda realizar nova análise, esta será cobrada.

Atenção: Se pretender submeter a teste mais de 1 amostra não standard, contacte por favor o número 919011890.Muito obrigada

Sobre o teste

O teste de Predisposição para Cancro que nós disponibilizamos usa Sequenciamento da Próxima Geração ou Next Generation Sequencing (NSG) para testar um total de 92 genes. A analise irá verificar as mutações hereditárias em genes específicos que são conhecidos por aumentar o risco de uma pessoa para desenvolver um determinado tipo de cancro.

O custo de fazer o teste completo ainda não está disponível. Os resultados para este teste ficam disponíveis entre 6 a 9 semanas desde o momento em que o laboratório recebe as recolhas de ADN.

No total estima-se que entre 5 a 10% de todos os tipos de cancro sejam hereditários. A deteção atempada é a chave para o sucesso dos tratamentos! Se souber que é geneticamente predisposto para certos tipos de cancro, pode monitorizar com mais frequência, fazer exames de check up e adotar medidas que reduzam o seu risco de desenvolver esta doença.

Quem deve considerar fazer o teste de predisposição para cancro?

Nós recomendamos vivamente que fale com o seu médico de família ou conselheiro genético de modo a estabelecer se é um candidato a fazer este teste. De qualquer modo se quiser fazer o teste e tem as seguintes características pode fazer o teste:

  •  Se é um individuo com historial de cancro na sua família que sugira um determinado tipo de cancro
  • Se quer ter resultados fiáveis se terá ou não um determinado gene que pode despoletar algum tipo de cancro
  • Se quer ter resultados do teste que o ajudem a alterar e melhorar os fatores ambientais que potenciam cancro, ou se pretende fazer prevenção com a ajuda de um profissional.

Recolha de amostra de ADN

Tudo o que precisa para estabelecer se é portador de um determinado gene que está associado a cancro é de uma amostra das células do interior da bochecha que podem ser recolhidas sem assistência médica. Nos providenciamos um kit de recolha que contém o seguinte:

  1. Cotonetes (zaragatoas) esterilizadas
  2.  Documentos de consentimento
  3. Um envelope pré endereçado
  4.  Instruções para a recolha

Os cotonetes devem ser esfregados no interior da bochecha. O facto de esfregar o cotonete no interior da bochecha faz com que as células fiquem agarradas ao algodão do cotonete. São estas as células que são analisadas no laboratório para testar os 92 genes que constam no teste.

Importante

Note: Os resultados deste teste têm que ser enviados diretamente para o seu médico de família ou oncologista. Estes profissionais estão devidamente qualificados para o ajudar a compreender e interpretar os resultados do teste. Só eles podem sugerir e providenciar testes adicionais caso seja necessário, assim como explicar quais os fatores que podem aumentar ou diminuir as possibilidades de desenvolver cancro.

Se pretender saber qual é a lista de genes que são testados click aqui

Se eu não tiver predisposição para desenvolver um determinado tipo de cancro significa que nunca o vou ter?

Na verdade isto é um erro comum. O facto de não ter um gene hereditário que o faça ter predisposição para um certo tipo de cancro não significa que não possa desenvolver esse cancro. Muitos cancros aparecem devido a uma mutação genética esporádica e não são causados de forma hereditária. Fatores como  estilo de vida, são fatores muitos importantes para o desenvolvimento de uma mutação genética esporádica (por exemplo: fumar ou excessiva exposição solar).

Todos os membros da família que partilhem do mesmo sangue podem desenvolver cancro por mutação hereditária?

Não, isto porque se um ou mais membros da família partilham uma mutação de um gene , não quer dizer que todos os membros da família partilhes da mesma mutação genética.

Devo testar as crianças?

Tudo depende do tipo de cancro que quer saber- no caso de ser um tipo de cancro que tem um a alta incidência em crianças, um teste destes pode ser recomendado. No entanto, a maior parte dos conselheiros genéticos costumam ser contra o teste genético para cancro a crianças com menos de 18 anos. Cada individuo deve ser capaz de tomar as suas próprias decisões e se querem sofrer as consequências de saber os resultados deste teste. Recomendamos de novo que se aconselhe com um oncologista ou médico de família de modo a determinar se faz sentido fazer ou não este teste.a

Têm disponíveis outro tipo de testes?

Sim! Temos disponível o teste de Predisposição para Patologias que permite perceber se tem predisposição para desenvolver ao longo da sua vida cerca de 35 patologias. Estas patologias incluem categorias com doenças autoimunes, cardiovasculares, entre outras.