Recomendado

Teste ADN – Irmãos é normalmente recomendado quando dois indivíduos, que são supostos irmãos, querem confirmar o seu parentesco. Os irmãos podem ser meio-irmãos e partilharem um dos pais (por parte do pai ou por parte da mãe) ou serem irmãos completos se partilharem os mesmos pais biológicos. O teste irá indicar a probabilidade (expressa em percentagem) que existe numa relação genética entre os irmãos e mais, irá mostrar se eles não são parentes. O teste de ADN – Irmãos pode ser realizado sem um parente em comum.

No entanto, nós recomendamos que um parente em comum às duas pessoas testadas seja testado também. Sempre que possível deverá ser a mãe (se estiver disponível), de modo a fortalecer os resultados.

Sugerimos vivamente que seja incluída a amostra de uma mãe para proporcionar resultados mais corretos.

Quando é realizado

O Teste ADN – Irmãos padrão é realizado usando a análise STR quando um participante é homem e o outro é mulher.

De seguida damos outros exemplos de diferentes testes que pode requerer, dependendo do sexo e parentesco alegado dos irmãos.

Testes de ADN entre irmãos

Se os irmãos são do sexo masculino e querem descobrir se eles partilham o mesmo pai biológico, sugerimos um tipo diferente de teste de ADN conhecido como o teste de cromossoma Y. Este teste é extremamente preciso!

Se duas ou mais mulheres desejam estabelecer se eles têm uma linhagem paterna comum que podem pedir a um parente masculino direito para fazer um teste cromossomo Y.

Nos casos onde os irmãos testados são homens, então o Teste Cromossoma Y é o mais recomendado. Este teste irá confirmar se os irmãos partilham o mesmo pai. Visite a página teste do cromossomo-Y para mais informação sobre esse teste.

Testes de ADN entre irmãs

Se os participantes do teste são do sexo feminino e o seu propósito é para descobrir se têm o mesmo pai biológico, a EasyDNA sugere um teste de cromossoma X. É importante ter em mente que, com os testes de cromossoma X, a amostra da mãe será necessária nos casos em que as mulheres testadas tenham a mesma mãe.

Se as pessoas testadas são mulheres, e tem diferentes mães, um teste do Cromossoma-X pode ser feito para confirmar se elas partilham o mesmo pai biológico. A página teste do cromossoma-X para mais informação sobre esse teste.

Irmãos e Irmãs com a mesma linha materna

Irmãos e / ou irmãs que desejam saber se têm a mesma linha materna podem testar o seu ADN mitocondrial. Este é um tipo de ADN especial que é herdado da sua mãe por ambos, quer a descendência seja masculina ou feminina. No entanto, somente as mulheres podem passar o seu MtADN aos seus filhos. Se dois ou mais indivíduos têm alguma relação ancestral materna biológica, também terão o mesmo MtADN perfil.

A única questão com os testes MtADN é que o resultado apenas vai informar se partilham uma relação ancestral materna comum ou não. Não vai informar que antepassado tem em comum (ou seja, ele vai confirmar que tem a mesma mãe, uma tia comum, uma avó, tia avó e assim por diante).

Se pretender saber com 100% de precisão se tem a mesma mãe, o ideal será realizar um teste de maternidade. Contacte-nos para mais informações sobre os testes de ADN de irmãos ou qualquer outro teste.

Os irmãos desejam determinar se eles partilham a mesma mãe

Nos casos onde os irmãos desejam determinar se partilham a mesma mãe, pode ser feito um teste mtADN. Esse teste é realizado por irmãos de ambos os sexos e irão confirmar se eles partilham uma mesma linhagem materna.

Resultado do Testes de Irmãos

Os resultados dos testes destinam-se mais a proporcionar uma probabilidade estatística de que a dar provas para apoiar o teste da relação em questão. Disponibilizando dados adicionais a ser testados (por exemplo, uma amostra conhecida dos pais) ou a realização de testes relação direta podem fornecer as evidências adicionais necessárias.

Recolha de amostras para testes de ADN Irmãos

As amostras necessárias para um teste de ADN-irmãos podem ser recolhidas com cotonetes orais. Após a compra será fornecido com um kit que pode ser enviado para casa que contém 4 cotonetes codificadas por pessoa. Os cotonetes necessitam de ser esfregados no interior da boca e debaixo da língua cerca de dez segundos cada um deles e, de seguida, têm que secar. Os Kits contêm instruções e formulários de consentimento. Os clientes terão de garantir o preenchimento dos formulários de consentimento antes de enviar as suas amostras.

Os resultados de ADN irmãos estão prontos em 5-7 dias úteis após a confirmação da chegada das amostras ao laboratório.

Nota: Só podemos garantir tempo de resposta padrão quando o teste ocorre apenas usando cotonete oral. Usando outro tipo de amostra para este teste pode aumentar o tempo de resposta.

Teste de gêmeos
Teste ADN Tio-Tia
Teste Avós